josedasilva @ 15:40

Sex, 27/05/05

Como é universalmente sabido é muito complicado resgatar clientes a empresas competitoras, no entanto não deixa de ser muito complicado manter o cliente satizfeito e fiel ao nosso serviço. Existem técnicas de fidelização a seguir para mantermos os nossos clientes satizfeitos.

Idealmente desejamos que o nosso cliente fale com outros indivíduos, preferencialmente clientes de empresas competidoras sobre as vantagens de comprar bens ou serviços na nossa empresa, isto pode ser mais facilmente atingível se mantivermos o nosso cliente muito satizfeito. Suficientemente satizfeito já não basta, devido á ferosidade do mercado.

Algumas das técnicas que podem ser usadas para fidelizar o cliente são:

Carta de Agradecimento: Após uma compra do cliente na sua loja, o envio de uma carta de agradecimento é uma óptima maneira de mostrar ao cliente que a não foi apenas mais um.

Feliz Aniversário: Uma simples carta de Feliz Aniversário, como “Passou um ano desde que abriu a sua conta de cliente na nossa loja. Só lhe quero deseja Feliz Aniversário e obrigado mais uma vez. Estamos ansiosos por trabalhar consigo muitos mais anos.”

Cartão de Aniversário: Enviado com alguma antecedência e a desejar ao cliente um feliz aniversário e opcionalmente a oferecer um desconto na loja no dia do aniversário.

E já imaginou por quantas mãos passa uma carta que você envia ?

Pela mão do funcionário dos ctt onde a envia.
Pela mão do funcionário na sede local dos ctt que separa a correspondência.
Pela mão do funcionário na sede nacional que separa a correspondência por zonas.
Pela mão do carteiro que a entrega.

No minimo pela mão de 4 pessoas, já imaginou que em cada carta tem 4 possíveis clientes, só até chegar ao destino? O ideal é começar a incluir o seu logotipo a cores e o seu endereço de website nos dados do remetente. Se possivel em toda a correspondência adicione um seu cartão de visita. Em cada carta 4 novos possíveis clientes, em 10 cartas são 40.

A divulgação de uma marca é um dos pontos mais importantes de uma venda, se a sua marca for reconhecida o processo de convencer o cliente a comprar é muito mais rápido.

Sempre que falar com alguém, que conheça ou não, sobre o que faz e onde faz, distribua 2 ou 3 cartões de visita, porquê 2 ou 3 e não 1 ? Pela simples razão de que se essa pessoa conversar com alguém que necessite dos seus serviços/produto pode distribuir o seu cartão.

Destes contactos enunciados em cima, resultam clientes e deles negócio, estipule á partida uma percentagem deste valor efectuado nos negócios para investir em publicidade, assim evita que a torneira se feche.

Existem muitas outras formas no entanto estas parecem-me as mlehores no que toca a fidelização, deverá ser enviado periodicamente newsletters com produtos ou serviços, assim como notas das vantagens de usar a sua companhia.

Este artigo resultou da união de outros dois já publicados anteriormente, esta união deveu-se ao interesse do portal TI mastershelp.org na sua publicação.

Tags:

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Maio 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30


Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO