josedasilva @ 09:23

Qui, 30/03/06

No último post que efectuei, mencionei a regra dos 80/20, vou tentar enunciar em que consiste a regra dos 80/20.

A regra dos 80/20, também conhecida pelo Principio de Pareto, é enunciada na wikipedia como:

"The principle was suggested by management thinker Joseph M. Juran. It was named after the Italian economist Vilfredo Pareto, who observed that 80% of income in Italy was received by 20% of the Italian population. "

O que se entende pela Regra dos 80/20 ?

Em termos de vida real, é sensato afirmar que que existem certas actividades que se fazem na vida (os seus 20%) que contam pela maioria (os 80%) da sua felicidade ou bem estar, directamente pode-se deduzir que 80% do seu bem estar/felicidade são gerados por 20% do universo das suas actividades, regra dos 80/20.

Pode por seu lado estar a pensar que, 80% da entrada monetário é gerada por apenas 20% das minhas actividades, existem possivelmente um grupo de actividade muito úteis que produzem a maioria do seu rendimento.

A regra dos 80/20 rege a maioria dos casos reais, e a vertente monetária não foge á regra, no entanto a vertende monetária é (ou deveria ser) apenas um meio para atingir um fim, o bem estar e a felicidade.

A regra 80/20 no meu dia a dia

Andei muito anos com o dia a dia a não se reger por esta regra, o que gerava um tráfego inútil e cansaço fisico enorme, até que a resolução do dia D como lhe chamo me mudou o dia a dia e para falar a verdade sinto-me muito mais feliz.

A vertente pessoal

Passava muito tempo do meu dia a efectuar actividade que não apreciava, quer durante a semana, quer ao fim de semana, algumas actividades que não gostamos têm se ser realizadas como todos sabemos, no entanto podem ser balanceadas de outra forma. A resuolução nesta situação foi fácil, há que aprender a dizer não algumas vezes, dizer sim a tudo pode ser prejudicial e até não ser vantajoso para ninguém, muito menos para si.

A vertente profissional

Estudei um mês completo das minhas actividades, e cheguei á conclusão que mais de 90% das minhas actividades no dia a dia era responsáveis por uma percentagem muito pequena, mas muito pequena, do meu rendimento.

O que fiz...

1. Cataloguei todo o tipo de actividade profissional que tinha

2. Separei as actividades que me davam prazer e as que não, em duas colunas, é escusado dizer que a da direita (actividades que não davam prazer era muito maior)

3. Caculei o retorno que tinha em termos percentuais em cada actividade, o resultado foi avassalador.

4. Iniciei o que apelidei da técnica de corte, e risquei muitas das actividades que não davam nem retorno nem satisfação pessoal.

5. Deliniei uma lista de serviços/objectivos que me davam prazer e o que tinha de fazer para chegar a eles.

6. Encurtei a lista de serviços e produtos, ficando apenas com os de maior retorno

Resultado

O tempo dispendido em actividades que me dão prazer aumentou muito, e com a redução do número de produtos/serviços consegui reduzir o volume de tarefas que tenho para efectuar todos os dias.

O mais surpreendente foi que na especialização de serviços, aumetei a qualidade dos produtos e com menos trabalho aumentei o volume de negócios.

Foi assim que usei a regra dos 80/20 na minha vida, pessoal e profissional.


Edson Medina @ 18:18

Sex, 09/06/06

 

Dentro dessa onda checka também a "Long tail"

http://en.wikipedia.org/wiki/Long_tail

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Março 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
31


Pesquisar
 
blogs SAPO