josedasilva @ 01:45

Qua, 28/06/06

Brain StormingExistem os criativos por necessidade, os criativos por natureza e os criativos distraídos. Situo-me entre o grupo dos primeiros e dos segundos, aprendi no entanto, nos últimos anos que quando se trata de ser necessário ser criativo, ter ideias, enfim, efectuar algum brainstorming. Há que conseguir um grau de organização e de técnicas que ajudem, as que eu sigo frequentemente são:

Adquiro um novo livro, que acho interessante, e faço dele a minha leitura diária nos transportes públicos, não é necessário efectuar uma leitura exaustiva nem cuidada, porque o essencial e entrar no mundo do tema, no meu caso muito usualmente no mundo do Marketing e Publicidade, apesar de não ser o meu meio natural, pois sou Programador PHP, passo muito tempo a ler sobre o tema.
Este processo de leitura, demora usualmente entre 1 a 2 semanas, dependendo do livro.

2º Tenho o cuidado de me fazer sempre acompanhar por um pequeno papel e material de escrita, qualquer guardanapo de papel serve. Aponto todas as ideias que me ocorrem, por muito absurdas que sejam, já tive semanas de ter cerca de 60/70 ideias, claro que 90% são só mesmo ideias, nunca vão poder ser aplicadas.

Organizo as ideias, por grau de importância ou contexto, definindo um ranking de importância para a lista.

Discuto algumas das ideias ao almoço, com colegas de trabalho ou mesmo conhecidos apenas, ouço as reacções e analiso. Com este método consigo reduzir a lista mais um pouco.

5º Efectuo uma filtragem das ideias que restam, tendo em conta o que se deseja atingir com a campanha ou mesmo limitando as ideias ao orçamento disponível.

Efectuamos o processo desde a incubação das ideias ao uso das mesmas no mundo empresarial, com a vantagem que já recebemos feedback de elementos externos à empresa, já para não falar no custo super reduzido do processo.

São algumas das técnicas que tenho usado, podem ser úteis. Estão á vontade de partilhar as vossas também.


Mario Andrade @ 02:10

Sab, 01/07/06

 

É interessante ler como tu crias o teu processo de criação mental. Realmente quando necessito de algo peço opiniões gerais a pessoas relacionadas com o assunto em causa.

Grande parte dos processos são identicos aos meus mas costumo ir a uma livraria procurar livros relacionados e lê-los, aponto ideias que me ocorrem no dia a dia e vou tentando compor algo em casa. Sempre que posso falo com outras pessoas wn a pedir opiniões

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15

18
19
20
21
23
24

25
27
29
30


Pesquisar
 
blogs SAPO