josedasilva @ 18:41

Seg, 03/07/06

Um aspecto super importante que aprendi, nos últimos anos, foi que as reuniões raramente se demonstram úteis, 99% das ocasiões um telefonema ou troca de emails revela-se de maior utilidade do que uma reunião e com certeza muito menos dispendiosos.
A maioria dos casos uma reunião tem um custo temporal enorme, que contabilizado no final, apenas 10/20% do tempo foi realmente produtivo, quer por má preparação da reunião quer pela falta de elementos concretos para discussão.

Defendo claramente que a execução de qualquer tipo de reunião apenas em casos extremos, de utilidade comprovada e raramente com duração superior a 30 minutos.

Vejamos o custo de uma reunião de 1 hora.

Imagine-se uma reunião com 3 elementos intervenientes com uma duração de uma hora, assuma-se um valor por hora de 75 Euros por cada um dos intervenientes.

3 * 75 Euro = 225 euros

O custo da reunião será cerca de 225 euros, se a esse valor adicionarmos despesas de deslocação para elementos intervenientes externos, vemos facilmente que talvez a reunião pudesse ser substituida por outro meio de comunicação, email, telefone ou mesmo fax.

Existem realmente casos em que uma reunião é inevitável, mas são raros os casos em que a reunião se torna num elemento produtivo do projecto, nos casos em que a reunião é inevitável deve ser efectuada no inicio do dia de trabalho ou no final, porque se vamos corrtar a meio o dia de trabalho, dividimos um dia de trabalho completo em dois ou mais pedaços de trabalho altamente improdutivos.

É a minha opinião e filosofia, alguém tem uma diferente?


Cláudio Franco @ 09:59

Ter, 04/07/06

 

Grande verdade.

No meu caso após uma primeira reunião todos o processo seguinte é tratado praticamente via IM (geralmente MSN) e Skype.

A não ser as big companys que querem sempre ter reuniões e as empresas "camarárias" (ter reuniões às 3:30 até às 4:30 para sairem 30min mais cedo do trabalho).

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
14
15

16
19
20
22

23
25
29

30
31


Pesquisar
 
blogs SAPO