josedasilva @ 18:41

Seg, 03/07/06

Um aspecto super importante que aprendi, nos últimos anos, foi que as reuniões raramente se demonstram úteis, 99% das ocasiões um telefonema ou troca de emails revela-se de maior utilidade do que uma reunião e com certeza muito menos dispendiosos.
A maioria dos casos uma reunião tem um custo temporal enorme, que contabilizado no final, apenas 10/20% do tempo foi realmente produtivo, quer por má preparação da reunião quer pela falta de elementos concretos para discussão.

Defendo claramente que a execução de qualquer tipo de reunião apenas em casos extremos, de utilidade comprovada e raramente com duração superior a 30 minutos.

Vejamos o custo de uma reunião de 1 hora.

Imagine-se uma reunião com 3 elementos intervenientes com uma duração de uma hora, assuma-se um valor por hora de 75 Euros por cada um dos intervenientes.

3 * 75 Euro = 225 euros

O custo da reunião será cerca de 225 euros, se a esse valor adicionarmos despesas de deslocação para elementos intervenientes externos, vemos facilmente que talvez a reunião pudesse ser substituida por outro meio de comunicação, email, telefone ou mesmo fax.

Existem realmente casos em que uma reunião é inevitável, mas são raros os casos em que a reunião se torna num elemento produtivo do projecto, nos casos em que a reunião é inevitável deve ser efectuada no inicio do dia de trabalho ou no final, porque se vamos corrtar a meio o dia de trabalho, dividimos um dia de trabalho completo em dois ou mais pedaços de trabalho altamente improdutivos.

É a minha opinião e filosofia, alguém tem uma diferente?


Cláudio Franco @ 12:05

Ter, 04/07/06

 

Obviamente, prefiro-as sempre de manhã e sempre se possível no nosso escritório.

Mas enfim, infelizmente há pessoas que se estão literalmente a cagar para a produtividade.

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
14
15

16
19
20
22

23
25
29

30
31


Pesquisar
 
blogs SAPO