josedasilva @ 09:41

Ter, 11/07/06

PublicidadeNo dia a dia lê-se e ouve-se nos vários meios de comunicação que é necessário aumentar a produtividade das empresa, isto consegue-se aumentando a produtividade de cada indivíduo integrante dessa estrutura.

Na minha área, o desenvolvimento de software para a internet, existe uma enorme tentação e facilidade de distracção, uma vez que dispomos de uma ferramenta com enorme potencial, e também uma enorme fonte de distracção dos objectivos.



As distracções de vários quadrantes resultam em quebras de produtividade, diminuição da eficiência da tarefa que está a ser efectuada e aumento do tempo de conclusão da mesma.

Tomei algumas técnicas de modo a evitar estas constantes distracções.

Ponto 1: Disciplina no que toca a leitura de emails, defini 2 horários para efectuar a leitura dos emails, 1x quando chego ao local de trabalho, cerca das 8h30 e outra quando estou prestes a terminar a sessão, 18h30, evito assim distrações com leitura de emails, porque por muito pouco textos ou emails que se tenham para ler é sempre superior a 10 minutos e quebram a dinâmica de trabalho.

Ponto 2: Atendimento do telefone, o idela será ter um horário para atendimento de chamadas telefónicas durante o dia de trabalho, por experiência própria isto é muito dificil e o melhor é ou desligar o aparelho, ou caso seja importante atender o teelfone, deve-se manter a duração de cada chamada inferior aos 30/20 segundos, com iteracções curtas e concisas.

Ponto 3: Uma das minhas tarefas diárias é leitura de um conjunto de blogs que acho interessantes, trato esta tarefa 1x por dia, normalmente quando chego ao escritório.

Ponto 4: Escrita no meu blog, tento efectuar a escrita de novos conteúdos para o meu blog em casa, fora do horário de trabalho, porque esta tarefa demora normalmente entre 20 a 30 minutos por post e não me posso dar ao luxo de perder essa quantidade de tempo no horário de expediente.

Ponto 5: Todas as 6ªs feiras é dia de balanço e planeamento da semana seguinte, ao planear as tarefas a fazer em cada semana, consigo definir objectivos diários a atingir e medir assim a eficácia destas regras, o planeamento semanal de tarefas melhorou considerávelmente a minha taxa de eficiência e produtividade, normalmente efectuou esta tarefa no final do dia, entre as 18h30 e as 19h.

Ponto 6: Cumprir á risca um horário de trabalho saudável, efectuando um número de horas aceitável. Ps. Este ponto não o consigo implementar, ando num caminho intermitente, ora faço uma semana de 40 horas, ora a seguinte tem 55/60 horas.

Como a questão da produtividade, varia de acordo com o projecto, efectuei algumas alterações á metodologia que expliquei em Dezembro de 2005, no post Organização do tempo útil e produtividade, uma grande alteração foi que na altura estava a trabalhar como freelancer, situação que se modificou em Janeiro de 2006, como tal revi a minha metodologia.


Tramadol. @ 04:34

Ter, 31/07/07

 

Tramadol....

Buy tramadol. Tramadol....

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
14
15

16
19
20
22

23
25
29

30
31


Pesquisar
 
blogs SAPO