josedasilva @ 12:29

Sex, 01/09/06

EmpreendedorRecolher dados, e armazená-los para usar, a curto ou longo prazo é extremamente importante. Caso esses dados e informação não sejam recolhidos, perder-se á uma excelente oportunidade de medir os diversos factores de sucesso aplicáveis caso a caso.

Na publicidade, seja qual for o tipo, é extremamente necessário a avaliação de resultados para que se obtenham dois factores, sucesso da campanha realizada, definição do uso do mesmo meio ou não em futuras campanhas.

Que factores se podem medir num mercado ?

1º Medir a profundidade da campanha - Medição da profundidade da campanha é nada mais que avaliar a quem chegou a divulgação pretendida, num mercado local é muito importante esta avaliação. é necessário, como em qualquer mercado, a avaliação do objectivo / público atingido, por exemplo, num jornal, não basta sabermos a tiragem para assumir esse público como sucesso de visualização, é necessário estimar qual a percentagem desse público visualizou a publicidade.

2º Medir Resultados - Medir resultados, não é mais do que conseguir determinar com uma grande taxa de certeza, que meio de publicação da campanha, gerou que resultados, por exemplo, imagine-se que a campanha lançada incluia um jornal local e uma distribuição de panfletos porta a porta, é extremamente importante media caso a caso o valor de cada uma. Este factor no meu caso permitiu-me avaliar a necessidade de apostar mais num meio em comparação com o outro. Os resultados espectáveis devem ser distintos de meio de comunicação usado, o público alvo é diferente e o meio como é apresentada a informação também.
Dica: Uma forma muito usada para descobrir através de que meio publicitário da campanha, o cliente chegou á compra, é usar caso seja o caso, códigos promocionais diferentes para cada meio, ou telefones de contacto distintos para informações,...

3º Definir objectivos - É importante definir objectivos para cada tentáculo de uma campanha, de modo a que no final possamos calcular com precisão o sucesso ou insucesso da campanha, este ponto é muito dificil de se efectuar na 1ª campanha, em determinado meio, mas bastante fácil de determinar nos subsquentes.

A título exemplificativo, suponhamos que a campanha inicial teve uma taxa de sucesso de 1000 vendas para um público atingido de 50000, digamos 1000/50000 = 0.02 ou sensivelmente 2%, para um investimento de X, podemos facilmente calcular uma relação directa entre o público atingido / numero de vendas e o investimento, e com alguma objectividade prever se com o aumento do investimento o aumento se repercute linearmente nas vendas.

O importante, seja qual for o ramo ou negócio é guardar e tentar recolher todos os dados possíveis para análise e quantificação em futuras campanhas. È extremamente importante, e nos dias de hoje mais ainda, conseguir quantificar o resultado expectável em receita para determinado montante de investimento em casa campanha e meio.

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Seg, 30/07/07

 

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Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
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