josedasilva @ 10:57

Ter, 07/11/06

Existem inúmeras marcas ou nomes que oferecem serviços de alojamento de internet em Portugal, algumas delas não são empresas, não são detidas por empresários, são apenas websites criados por alguém que gosta da área e que até pode ter adquirido uma conta de revenda num serviço qualquer.

No entanto o que interessa num serviço de alojamento é a fiabilidade, consistência, qualidade de serviço e suporte técnico.

Seja o serviço de alojamento de websites detido por uma multi-nacional ou por uma micro-empresa, um serviço de qualidade é importante. Muitas das vezes a deficiência de um serviço de alojamento deve-se à falta de planeamento e capacidade da equipa responsável gerir o serviço em si, deixo aqui um conjunto de ferramentas e conselhos que podem ajudar a melhorar cada um desses aspectos.

Servidor de Qualidade

Quer seja uma máquina própria ou um espaço de revenda de alojamento, é importante garantir a qualidade do serviço, para conseguir isto é importante garantir uma máquina de qualidade para o uso. A qualidade não é so o espaço em disco ou a quantidade de memória, é também a velocidade do processador, a arquitectura do mesmo 64 bits ou não, e ainda factores como conectividade da máquina / datacenter.

Datacenter que recomendo: NFSI

Existem mais alguns no entanto sempre trabalhei com este, e o serviço sempre foi 5 estrelas.

Servidor de Revenda: Alojamento.Online.pt (Portugal), mediatemple.net , dreamhost.com


Painel de Controle - Para gestão de contas da parte do cliente

É extremamente importante uma boa escolha no que respeita aos painéis de controlo para um servidor de alojamento, um bom painel de controlo faz com que existam menos pedidos de suporte, reduzindo assim o tempo gasto nesta tarefa, ficando liberto para a melhoria de outros aspectos.

Alguns Painéis de Controlo que recomendo: Directadmin , Cpanel , Plesk

De todos os que sugeri o da minha preferência pessoal é o Directadmin, pelo conjunto de funcionalidades que apresenta assim como a facilidade de aprendizagem por parte dos clientes, o preço é excelente, desde $270 lifetime license.

Software de Gestão de Serviços/Clientes

Na impossibilidade de suportar os custos de um desenvolvimento personalizado, apontado para as suas necessidades, pode-se sempre optar por um sistema já desenhado e testado, como são os casos de:

Clientexec * Whmautopilot * Modernbill.com

Melhoramentos contantes

È imprescindível o melhoramento das várias componentes do serviço a toda a hora, não só a nível de preços, mas sim a nível de suporte e serviços prestados ao cliente, lembre-se que o cliente tem muito por onde escolher e só ficará consigo caso o serviço seja um valor acrescido ao negócio dele. É importante marcar a diferença pela positiva, em todo o processo de acompanhamento do cliente.
Todas as opiniões fornecidas neste conteúdo, foram resultado de 5 anos de experiência no ramo, e de trabalho com várias entidades distintas.


Célia Leocádio @ 18:25

Sex, 10/11/06

 

Não tinhas o Vaquinhas.net?

O que se passou com esse negócio?

Eu tenho um de revenda, que foi oferecido em troca de trabalho. Não vendo, mas separo as contas. Tenho outra conta na Webhs mas que vou terminar no fim do ano. Eles são excelentes, mas é mm por causa do $$. Acho o Cpanel bastante intuitivo e simples, e algo muito importante para mim é o Fantástico, pois ando sempre a instalar coisas para experimentar.

jose silva @ 13:59

Sab, 11/11/06

 

Olá,

Sim, em tempos tive um projecto designado vaquinha.net, a ideia era um portal nacional, virado 100% para um publico jovem, mesmo o nome denotava alguma irreverencia. Mas como muitos outros projectos, por falta de tempo, ou do momento certo, acabaram por ficar na gaveta.

Projectos desta envergadura nao eram para avançar sozinho, e infelizmente não existe o conceito de cooperação em projectos em portugal.

Tenho um serviço de alojamento, no endereço alojamento.online.pt , bastante estável e com servidores próprios, que me permitem assim, avanaçar para outros projectos com a segurança que preciso.

Gaspar @ 01:39

Qua, 15/11/06

 

Alojamentos eu não tenho competências para gerir um, por isso também opto por contas de revenda, mas desaconselho a Amen.pt, e também me dou bem com Cpanel, abaixo o Plesk.
Compreendo que seja muito mais completo mas é demais para mim o que o cpanel tem chega e sobra.

Quanto á amen.pt:

Um do tracert que fiz deu isto:
Tracing route to (...) [62.193.204.73]

over a maximum of 30 hops:



1 * * * Request timed out.
2 12 ms 13 ms 12 ms dial-b1-174-61.telepac.pt [194.65.174.61]
3 11 ms 11 ms 11 ms 213.13.135.189
4 11 ms 11 ms 12 ms lis2-br1-gi-13-9.cprm.net [195.8.10.137]
5 11 ms 12 ms 10 ms lis2-cr1-gi-9-0.cprm.net [195.8.0.213]
6 51 ms 48 ms 49 ms lon1-cr1-po-1-0.cprm.net [195.8.0.162]
7 158 ms 53 ms 117 ms g1-2-212.core01.lon02.atlas.cogentco.com [130.117.19.197]
8 217 ms 211 ms 216 ms v3491.mpd01.lon01.atlas.cogentco.com [130.117.2.221]
9 51 ms 50 ms 50 ms t1-1.mpd02.lon01.atlas.cogentco.com [130.117.2.26]
10 58 ms 58 ms 57 ms v3490.mpd01.par01.atlas.cogentco.com [130.117.2.5]
11 176 ms 101 ms 103 ms 82.138.72.6
12 59 ms 59 ms 58 ms vz2.amenworld.com [62.193.192.1]
13 59 ms 59 ms 58 ms vds-468981.amen-pro.com [62.193.204.73]

Trace complete.
---------------------------------

Disseram que podia ser dos logs e dos mails do meu server mas mesmo com tudo limpo a demora para apresentar uma página simples era de 7 segundos. O que eu considero muito tempo.
O suporte sempre me respondeu mas nunca resolveu, possivelmente tive azar nos server mas também não nunca me mudaram, por isso lá fico mais uns 6 meses.

É o que faz pagar sem experimentar, mas provavelmente de pouco valia pois conheci uma pessoa que tem um servidor próprio, faz a sua própria manutenção e não tem comparação.

Por isso por mim esqueçam amen.pt

Jose Silva @ 02:14

Qui, 16/11/06

 

Gaspar,

O problema é simples, o datacenter possivelmente não esta em portugal, aliás, tendo em conta o Traceroute apresentado, e o ip, não está mesmo.

Mas o tempo de resposta depende do estado da tua ligação, e das routes que a ligação passa para chegar ao destino.

A tiulo de exemplo, o meu servidor alojamento.online.pt, reponde a pings, atraves da minha ligação residencial na ordem dos 13ms , esse ip que apresentaste 62.193.204.73 responde-me em ~=80ms.

Mais uma vez noto que a velocidade de acesso de um servidor não se mede apenas com um ping, mas é óbvio que se a máquina estiver em portugal o acesso de cá de dentro é muito melhor.

Abraço
jose Silva

André Mateus @ 21:21

Qui, 07/12/06

 

Boa tarde
Gostaria que me ajudassem, pois ainda sou muito novato nesta área...
Eu estou interessado em "criar" um servidor onde quero ter serviços de alojamento, criação de web sites, etc...
mas não sei como fazer..em relação a web sites não tenho qualquer tipo de problemas, mas, servidores para mim é praticamente chinês...
Será que alguém me pode dizer exactamente o que eu preciso? Não nada muito complicado...ou espero que não seja complicado, quero algo simples só para me iniciar.
Espero que alguém me possa ajudar!
Obrigado
André Mateus

Paulo Pereira @ 16:00

Sex, 15/12/06

 

Para iniciar no negócio de webhosting, é melhor optar por um plano de revendedor.

Um plano com 100 GB, acesso ao interface Web Host Manager, scripts de billing incluídos, e backup´s ( +- diários ) são indispensáveis.

Existem alojamento web super barato por aí. É uma questão de procurar a info

Luis @ 00:45

Ter, 27/02/07

 

E alguém mais alguma sugestão para empresas com datacenters em Portugal, para além da NFSI?

André P. Muga @ 14:55

Sex, 08/08/08

 

Boas,

Estou a criar um alojamento de raiz em território português e pretendo ser uma verdadeira alternativa europeia aos fornecedores americanos com base em servidores nacionais com CentOS (64 bits) e Plesk 8.4. Gostei deste blog e aproveito para dar algumas dicas sobre a minha experiência.

Com base nos meus testes (CentOS 5), um sistema Linux compilado em 64 bits é 20% mais rápido do que a versão 32 bits. A escolha de hardware é importante, tem que ser de boa qualidade, boas memórias, boa fonte. Não esquecer de montar o sistema em raid para evitar percas de dados se um disco falhar. e Recomendo o uso do LVM para permitir expansão do espaço em disco no futuro.

A escolha do painel de controlo para mim foi óbvia: Plesk. O DirectAdmin é bom mas falta-lhe muitas opções que nos outros são já assumidas. O CPanel é horrível para administrar. Quando digo horrível quero dizer ter que rezar para que não haja erro numa operação crítica como por exemplo apagar uma conta e repor um backup. O Plesk, pelo contrário, é super robusto e simples de usar com vantagem de poder ligar vários servidores ao mesmo master, no meu caso 9 slaves. Podem ver essa simplicidade nos tutoriais que disponibilizo em http://www.safe-net.eu/users/knowledgebase.php?action=displaycat&catid=8 .

Sobre a escolha do gestor de clientes, o WHMCS é simples e eficiente e faz o que é pretendido. O ModernBill, apesar de completo, é simplesmente lento... Outros não tinham uma boa interface com o Plesk. O que acho estranho pois criar uma interface para o Plesk é daquelas coisas simples de se fazer. A interface é simples de usar e a documentação é muita boa. Podemos criar comandos personalizados, como por exemplo, criar um utilizador, um domínio e mandar instalar por exemplo o WordPress e o Joomla ao mesmo tempo.

Sobre a escolha do DataCenter. Escolhi a Interacesso. Motivo? Localização, tráfego ilimitado e boa qualidade de serviço. A localização é muito importante pois há sempre possibilidade de ter que realizar alguma operação física aos servidores. Apesar de ter montado os servidores de forma redundante, há sempre possibilidade de falha. O tempo de deslocação tem que ser tomado em conta. Não esquecer de ter um serviço de monitorização. Uso o www.web-monitor.org que inclui como serviço prestado pela safe-Net. Inclui também um serviço de revenda para quem desejar disponibilizar o mesmo serviço com outro nome.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas. Vi queixas sobre falta de cooperação. Deixo já aqui a minha disponibilidade para quem precisar. No meu site pessoal, www.apmuga.com, vou pondo algumas dicas sobre administração e gestão de servidores, entre outros assuntos. Todos são bem vindos para dar o seu contributo.

Abraços,

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
28
29
30


Pesquisar
 
blogs SAPO