Existem inúmeras marcas ou nomes que oferecem serviços de alojamento de internet em Portugal, algumas delas não são empresas, não são detidas por empresários, são apenas websites criados por alguém que gosta da área e que até pode ter adquirido uma conta de revenda num serviço qualquer.
No entanto o que interessa num serviço de alojamento é a fiabilidade, consistência, qualidade de serviço e suporte técnico.
Seja o serviço de alojamento de websites detido por uma multi-nacional ou por uma micro-empresa, um serviço de qualidade é importante. Muitas das vezes a deficiência de um serviço de alojamento deve-se à falta de planeamento e capacidade da equipa responsável gerir o serviço em si, deixo aqui um conjunto de ferramentas e conselhos que podem ajudar a melhorar cada um desses aspectos.
Servidor de QualidadeQuer seja uma máquina própria ou um espaço de revenda de alojamento, é importante garantir a qualidade do serviço, para conseguir isto é importante garantir uma máquina de qualidade para o uso. A qualidade não é so o espaço em disco ou a quantidade de memória, é também a velocidade do processador, a arquitectura do mesmo 64 bits ou não, e ainda factores como conectividade da máquina / datacenter.
Datacenter que recomendo:
NFSIExistem mais alguns no entanto sempre trabalhei com este, e o serviço sempre foi 5 estrelas.Servidor de Revenda:
Alojamento.Online.pt (Portugal),
mediatemple.net ,
dreamhost.com Painel de Controle - Para gestão de contas da parte do clienteÉ extremamente importante uma boa escolha no que respeita aos painéis de controlo para um servidor de alojamento, um bom painel de controlo faz com que existam menos pedidos de suporte, reduzindo assim o tempo gasto nesta tarefa, ficando liberto para a melhoria de outros aspectos.
Alguns Painéis de Controlo que recomendo:
Directadmin , Cpanel ,
PleskDe todos os que sugeri o da minha preferência pessoal é o
Directadmin, pelo conjunto de funcionalidades que apresenta assim como a facilidade de aprendizagem por parte dos clientes, o preço é excelente, desde $270 lifetime license.
Software de Gestão de Serviços/ClientesNa impossibilidade de suportar os custos de um desenvolvimento personalizado, apontado para as suas necessidades, pode-se sempre optar por um sistema já desenhado e testado, como são os casos de:
Clientexec *
Whmautopilot *
Modernbill.comMelhoramentos contantesÈ imprescindível o melhoramento das várias componentes do serviço a toda a hora, não só a nível de preços, mas sim a nível de suporte e serviços prestados ao cliente, lembre-se que o cliente tem muito por onde escolher e só ficará consigo caso o serviço seja um valor acrescido ao negócio dele. É importante marcar a diferença pela positiva, em todo o processo de acompanhamento do cliente.
Todas as opiniões fornecidas neste conteúdo, foram resultado de 5 anos de experiência no ramo, e de trabalho com várias entidades distintas.
Um plano com 100 GB, acesso ao interface Web Host Manager, scripts de billing incluídos, e backup´s ( +- diários ) são indispensáveis.
Existem alojamento web super barato por aí. É uma questão de procurar a info