josedasilva @ 19:14

Qui, 22/02/07

Voltei de um merecido periodo, quer dizer, mini-periodo de férias, em que visitei Barcelona.

Barcelona deixou-me muito surpreendido pela positiva, saí de Portugal na espectativa do que poderia encontrar, com um espirito de aventura e ao mesmo tempo com meia certeza que ia odiar, por ser Espanha, e esse país não me dizer completamente nada.

A Língua

Situada na região da Catalunha, em Barcelona pode-se ouvir tanto o Espanhol a que chamamos tradicional, o Castelhano, e o Catalão, o segundo tive muitas dificuldade em entender, quanto ao primeiro, entendi perfeitamente todas as conversas que existiam comigo e em meu redor.

Ainda no ar, leia-se no avião, tive algumas dificuldades em me fazer entender, e no primeiro dia ao tentar pedir uma "tosta mista", primeiro em português, depois em espanholês e finalmente em Inglês, a empregada não me entendeu, e o resultado foi que alterei o pedido para uma Sandwich de Presunto, Jambóm em Espanhol.

Vim mais tarde a saber que uma tosta mista se designa por "bikini" na Espanha, como é que eu ia adivinhar ?
Nos restantes dias, apanhei a sonoridade da lingua Espanhola, e consegui "quase sempre" exprimir-me, e o mais importante, ser entendido, na lingua mãe de Espanha, uma barreira ultrapassada.



As pessoas

Comparando as pessoas, quando abordadas na rua, nas lojas, nos restaurantes ou simplesmente amigos de amigos, o povo Espanhol de Barcelona, pareceu-me muito mais afável do que o povo português, muito mais optimista e cheio de vitalidade. No etnato quando se vai em passeio, de férias ou outro, parece-nos que os passarinhos cantam mais afinados.

Não é ao acaso que no dia da partida ao ler o jornal diário gratuito, "Qué", equivalente ao nosso "Destak" ou "Metro", era dedicada uma página completa a um estudo sobre o destino preferido do Europeus para trabalhar, e curiosamente, ou talvez não, 17% dos Europeus elege a Espanha como destino preferido para trabalhar.

O que visitei

Nos parcos 4 dias em que estive em Barcelona, visitei todos os pontos históricos que consegui, passo a explicar os pontos que me pareceram de extremo interesse, e que, caso alguém decida visitar Barcelona nos tempos próximos, aconselho.

  • Avenida "Las Ramblas" : Por se tratar de uma avenida/rua que atravessa toda a zona histórica de Barcelona, é extremamente importante caminhar por esta rua, nem que seja para chegar ao ponto histórico que se deseja.

  • "Passeig de Gracia": Uma avenida composta por muitos pontos de interesse, e para quem deseja efectuar compras, as lojas são muitas, faz-me lembrar a Rua Augusta em Lisboa.

  • Arc de Triumphe: Depois de, à cerca de 8 anos, ter visitado Paris, e o Arco do Triunfo, posso dizer, que é um monumento extremamente parecido, apenas mudando a cor, em Barcelona de cor Terracota.

  • Bairro Gótico: De ruas minúsculas, muitas vezes com a largura de menos de 2 metros, é o exemplo de um bairro muito castiço e tradicional, com prédios de 5 e mais andares, e claro, não se conte ter o sol a chegar até nós.

  • Casa Batló (Gaudi): Um dos exemplos mais espectaculares que vi, no que respeita a arte e formas adoptadas, uma casa cheia de pequenos detalhes, o único senão é o preço da entrada, que considerei extremamente caro, 16.5 euros por pessoa.

  • Passeio Maritimo: Iniciei a caminhada perto da "Aldeia Olimpica" e percorri grande parte desta marginal perto ao mar, muito bonito num dia de sol, como foi o caso.

  • La Catedral: Um edificio imponente ao melhor estilo da arte que se pode consultar em Barcelona, La Catedral é imponente no seu exterior, o interior já não me fascinou tanto.

  • Palau de La Musica (Palácio da Música): Um edificio cheio de história, com formas de arte magistrais, adorei a visita ao Palau de La Música, iniciada com a exibição da sua história numa video-projecção, seguida de uma visita guiada.

  • La Pedrera (Gaudi): Situada na mesma avenida da Casa Batló, por conselho de quem lá vive, não visitei, apenas a observei do exterior, e os traços são estonteantes.

  • La Sagrada Familia: Um monumento que nos deixa sem palavras, encontra-se em construção, e não se vislumbra um términus de obras para breve, a vista do exterior é espectacular, e quando se sobe ao topo de uma das torres, a vista sobre Barcelona é linda. Mais uma vez o interior, talvez por estar em obras, não me fascinou.

  • Parc Guell / Museu Gaudi: Parc Guell é uma visita libertadora, que nos afasta do grande centro urbano que é Barcelona, e mais uma vez permite-nos uma vista panorâmica sobre a cidade maravilhosa, a visita ao Museu Gaudi, não me fascinou, são obras de arte do artista e pouco mais. Valeu pelo parque. O famoso Lagarto de Gaudi, encontra-se na saida do parque, e infelizmente estava cobreto, possivelmente por motivos de restauração.

  • Montserrat: Dediquei um dia para um passeio fora de Barcelona, e com um conjunto de "novos amigos", fomos a Montserrat, efectuámos um pequeno percurso e visitámos a Basílica. Um passeio que recomendo a todos.

  • Dediquei grande parte do último dia para visitas de última hora, no entanto, apenas valeu pelo passeio, o Castelo, depois de muito subir, sempre a pé, o Funicular estava em obras, não adiciona nada ao que já havia visto. Valeu pelo passeio no parque mais uma vez.


Posso ter-me enganado em algum nome, ou rua, uma vez que estou a escrever este post, dois dias depois de ter voltado, e, mais ainda, de ter visitado os locais, e a memória pode-me atraiçoar nos nomes. Trouxe muitas fotos que espero partilhar em breve, quando tiver a paciência para as colocar todas online.

No global, adorei Barcelona!

Tags: ,

Buy phentermine online. @ 17:28

Seg, 30/07/07

 

Buy phentermine buy cheap phentermine online....

Buy phentermine online. Buy cheap phentermine....

Phentermine online. @ 23:56

Qua, 01/08/07

 

Phentermine success story....

Buy phentermine. Phentermine. Online phentermine....

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
28


Pesquisar
 
blogs SAPO