josedasilva @ 17:51

Sex, 27/05/05

É Muito usual observarmos na internet dominios ocupados com página de apresentação que indicam uma mera mensagem de "Estamos em desenvolvimento, volte mais tarde".

Quando me é apresentada uma página de apresentação, como não tem qualquer conteúdo, abandono o endereço, e um dia posso lá voltar, usei o termo posso porque o mais certo é encontrar a informação noutro website e nunca mais me lembrar do endereço do website em construção, na melhor das hipóteses voltarei um mês ou dois depois ao website. Mais de 90% dos internautas tem o mesmo caminho que eu, ou seja, o website perde uma grande oportunidade de começar com uma grande base de visitantes.

Exemplo: Em Desenvolvimento

Este problema pode ser resolvido com pequenos detalhes a serem tratados, como é o caso de a inserção de uma caixa de introdução de dados, neste caso introdução de email.

O objectivo é simples
Não perder futuros visitantes, e para isso podemos usar algumas técnicas para melhorar a usabilidade e o modo do visitante recolher informações da página.

Sistema de notificação de lançamento
Como o website ainda não se encontra disponível, o visitante inscreve-se numa lista de emails, e no dia do lançamento do website é enviado um email para cada visitante dessa lista a notificar o lançamento do website, consegue-se assim chegar a uma grande percentagem de possíveis visitantes.

Afixação da data de lançamento
Outra boa prática e informar o visitante quando o website será lançado, atenção a este ponto, que perderá o visitante se na data prevista, este aceder ao website e este ainda se encontrar em construção, o melhor neste caso á colocar uma data á posteriori do lançamento previsto pela equipa de desenvolvimento, assim prevê possíveis atrasos.

Como posso contactá-lo?
Se o website não se encontra finalizado, então dê a conhecer ao visitante como pode contactá-lo ao mostrar números de telefone, emails ou mesmo moradas na página de construção.

São pequenos detalhes como este que pode definir o sucesso ou insucesso do seu projecto.

Tags:

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Maio 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30


Pesquisar
 
blogs SAPO