josedasilva @ 23:09

Ter, 21/10/08

Todos os que trabalham na internet, se deparam com o desafio de serem cada dia mais difícil, quantas vezes não deu por uma porção do dia passar por si, e pensar, onde foi este tempo, o que fiz neste tempo ?

 

Um dos perigos de trabalhar ligado à internet é o número ilimitado de distracções que se apresentam ao utilizador. No meu caso pessoal senti necessidade de adaptar algumas regras, que um dia li, nalgum sítio, à minha realidade.

 

Foto cortesia de Sara Santos

 


Dica 1 : Criar um horário rígido para leitura do email

A consulta de existência de email, e leitura do mesmo, pode ser um factor de alteração de tarefa, e perda de produtividade, para esta tarefa deverá definir um horário fixo para a sua consulta, e resposta imediata aos emails, efectuando uma limpeza da inbox. No meu caso defini 3 alturas do dia para efectuar esta limpeza: quando chego ao escritório de manhã, antes de sair para almoço e no final do dia antes de abandonar o escritório.

 

Dica 2: Definir estado de mecanismos de "Instant Messaging" como ocupados

Se necessita de ter os mecanismos de IM ligados durante o dia, faça questão de os manter com estado Ocupado, de forma a que os seus contactos não o distraiam com assunto que não sejam muito urgentes.

 

Dica 3: Criar lista de "A Fazer" (TODO) para o dia

Defina a lista de objectivos/tarefas a realizar no dia de trabalho, eu pessoalmente gosto de efectuar esta lista no final do dia anterior, permite-me chegar ao escritório e dispor da lista de tarefas a fazer já desenvolvida. No final de cada dia, observo a lista e verifico se a lista foi concluída, ou existe necessidade de prioritizar tarefas para os dias seguintes.

 

Dica Oferta: Agende as reuniões numa das extremidades do dia

Note que o seu dia é composto por dois blocos distintos, a manhã e a tarde, procure agendar as reuniões para uma das extremidades de um dos blocos, inicio/fim da manha, ou inicio/fim da tarde. Ao efectuar este tipo de planeamento evita cortar tarefas ao meio, e perder a linha de raciocínio a meio, a troca de tarefas é um dos maiores causadores de perda de produtividade.

 

Já utilizas algum destes truqes ? Ou outros para garantires a perda mínima de produtividade ?




Saяa @ 09:54

Qua, 22/10/08

 

Acho que ver o mail antes de sair para almoço é mau ... se tens algum problema grande ou uma resposta complexa para dar lá se vai o almoço que é a coisa mais importante no dia de trabalho

Marco @ 09:58

Qua, 22/10/08

 

Eu já utilizo há alguns anos a dica 2 :-) Tenho é o vicio de estar a par das conversas de IRC de outros developers / ubuntu / debian / linux (sim, ainda se utiliza). O e-mail é conforme vai chegando, vou respondendo.. o pessoal :-) O da empresa, está sempre ligado.

Bons truques =) O e-mail devia ser visto depois de almoço e não antes. Senão nunca mais vais almoçar...

Célia Leocádio @ 13:59

Qua, 22/10/08

 

utilizo sempre a lista de afazeres, elaborando uma ao fim do dia sumarizando tudo o que foi feito e o que transita para o dia Seguinte.
Logo de manhã, priorizo as tarefas e vou trabalhando ao longo da lista.

Luís Miguel Silva @ 14:07

Qua, 22/10/08

 

Tenho vindo a descobrir que me dou muito mal com o stress de várias tarefas penduradas ao mesmo tempo.

Sem dúvida que o que dizes são boas dicas. O email é um mal tremendo que me atrasa imenso o dia (logo de manhã quando vou à casa de banho mesmo antes de sair para o trabalho :oP).

Outra coisa que também faço quando tenho várias tarefas e o stress aperta é uma lista "todo". Pelo menos tem o efeito psicológico que são só "x" coisas e à medida que as vais fazendo ves a lista a encurtar ;o)

Hugz,
Luís

Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
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