josedasilva @ 09:22

Seg, 05/01/09

Terminou o ano 2008, quanto a mim foi um grande ano:

  1. Geek/Professional Stuff
    1. Consegui participar na maioria dos eventos tecnológicos que se realizaram em Portugal, Barcamp PT Coimbra, Barcamp FCT, Shift.pt e por fim o Codebits2008
    2. A GuestCentric entrou no mercado com a sua plataforma, SAS, e a aceitação foi óptima a nível internacional.
    3. Efectuei a certificação como Zend Certified Engineer
  2. Coisas Pessoais
    1. Consegui tirar as férias que tanto ansiava, No verão em Amsterdam e no Inverno em Punta Cana
    2. Corri a meia maratona de Lisboa
    3. Corri os 10km da Corrida da Linha

O que espero de 2009:

 

  1. Geek/Professional Stuff
    1. Conseguir tirar no mínimo 2 períodos de férias lá fora
    2. Participar numa conferência internacional
    3. Efectuar a certificação Mysql Certified Developer
    4. Catapultar a GuestCentric para patamares mais exigentes
  2. Coisas Pessoais
    1. Voltar a estudar
    2. Ser mais eficiente em tudo o que faço, menos horas com o mesmo rendimento
    3. Correr uma meia maratona
    4. Aumentar o número de horas para tarefas de lazer

E claro, o mais importante é conseguir ter muita saúde.




josedasilva @ 22:19

Dom, 07/12/08

Todas as linguagens dispõem de várias formas de efectuar debug de código, o PHP não foge a regra. Ao longo dos últimos 10 anos, que dediquei ao PHP, experimentei algumas técnicas, algumas com muito bons resultados outras nem por isso. 

Validar a syntax

Antes de qualquer acto, deverá ser efectuada uma validação da conformidade da syntax do código, isto se não queremos ficar com o resultado do desenvolvimento cheio de erros "Syntax Error".  Muitos editores fazem esta validação, de modo visual, no entanto eu sugiro que o PHP CLI (Command Line Interface) seja corrido.

 

Exemplo: php -l file.php

 

Analise dos logs enquanto se desenvolve

Um dos erros muito comuns no desenvolvimento em qualquer linguagem interpretada é não usarmos a totalidade das vantagens da análise de logs. No PHP para um uso mais eficiente do relatório de erros e avisos, a propriedade error_reporting, no ficheiro php.ini, deverá ser definida como E_ALL.

 

error_reporting  =  E_ALL

 

Para um desenvolvimento mais efectivo, desligo sempre a visualização de erros no "screen", preferindo a análise dos mesmos no ficheiro de log. Para isso defino o display_errors como desligado.

 

display_errors = Off

 

Necessitamos ainda, de indicar ao PHP para efectuar o log dos erros para um ficheiro e indicar qual o caminho para o ficheiro onde desejamos gravar as mensagens de erro.

 

log_errors = On ; Desejamos gravar as mensagens em ficheiro

error_log = "/var/logs/php.log" ; Caminho para o ficheiro onde desejamos gravar as mensagens

 

Depois basta abrir uma consola onde estou a monitorizar toda a actividade do ficheiro de log do php.

 

tail -f /var/logs/php.log

Xdebug

A extensão XDebug para PHP permite efectuar profilling e debugging de uma forma muito simples, com funções como xdebug_memory_usage( ), que nos permite analisar o uso da memória do script currente, que também tem correspondente na versão nativa do php, memory_get_usage(), a função xdebug_call_class(), que permite saber em que class foi o método invocado, entre muitas outras.

 

A extensão XDebug proporciona uma melhoria na visualização de mensagens de erro, podendo-se observar o caminho de execução do script até ao momento em que aconteceu o erro, por exemplo.

 

Mais informações sobre a extensão na página da mesma.

 




josedasilva @ 21:10

Dom, 23/11/08

Bayahibe, DR Foto autoria de daveog Some rights reserved

 

 

Na próxima semana este estabelecimento encontra-se fechado para descanso do pessoal.

 

Boa Semana.




josedasilva @ 20:06

Ter, 18/11/08

Um estudo sobre as tendências, nas ofertas de emprego, levaram a oDesk a afirmar que as ofertas para profissionais qualificados em PHP é quase o dobro da linguagem de programação que a segue.

 

Da press release da oDesk pode-se ler:

 

"PHP is superior to any other coding platform. It's free, flexible, and offers a massive support community," explained Nicholas Pregeant, owner of Innovative Web Solutions of New Orleans.

 

Sumarizando, a tabela apresentada na press release:

 

"Top Jobs list by Programming Skills (jobs per month)

  • PHP — 2,000
  • Flash — 1,000
  • Ajax — 600
  • ASP — 500
  • Java — 300

"

 

Fonte: http://www.odesk.com/w/php_developers_in_highest_demand

 

Será uma tendência, ou uma consequência ?




josedasilva @ 23:59

Seg, 17/11/08

Para os mais cépticos, ai está aprova, o "Jimba", teve direito ao seu minuto (segundo) de fama na RTP.

 

 

Screen from http://codebits.sapo.pt/s/blog/11feb08ac23da76e6f4e38862fb7cfd2

 

Para o ano o "Jimba" lá estará claro, e desta vez traz um puff para casa.

 

 


sinto-me:


josedasilva @ 15:27

Seg, 17/11/08

 

Quando falei do Codebits 2008, ainda não tinha as fotos da nossa mascote acessíveis, agora que as tenho, aqui ficam as fotos que comprovam a presença do "Jimba" no evento de 2008 do Codebits.

 

Aqui está ele a monitorizar o código desenvolvido, não há como pair programming.

 

 

Depois de tanto trabalho o que estava mesmo a fazer falta era um chocolatinho, o "Jimba" não resistiu.

 

 

Sei que há por aí fotos de alguns participantes com o "Jimba", cheguem-se à frente. Para o ano o "Jimba" lá estará.

 

 * Fotos cortesia de Sara Santos.




josedasilva @ 22:20

Dom, 16/11/08

Excepcional, seria o adjectivo que usaria para descrever o Codebits 2008. Infelizmente não consegui estar presente durante o dia de sexta-feira, tive de estar na empresa. Na quinta-feira à tarde assisti ás seguintes apresentações:

 

 

Practical Thin Server Architecture with Dojo - Peter Svensson

CouchDB - Jan Lehnardt

Tudo sobre Licenciamento para a Web em 30 minutos - João Miguel Neves

 

Serverside Javascript: Hope and Opportunity - Mário Valente

 

 

Todas as sessões muito interessantes, no entanto as duas primeiras cativaram-me, e muita luta e frustração depois, consegui configurar o Couchdb no meu laptop, brinquei 3 horas com ele, no Sábado, e penso que apesar do cepticismo inicial e do problema da lentidão nas escritas, como o Celso Pinto falou na apresentação que efectuou, me vai convencer.

 

Quanto ao evento no seu geral, 4.5 estrelas, e 9 thumbs up, o espaço foi muito bem conseguido, muita qualidade nas sessões, e claro, muito divertimento à mistura. Ansiosamente a aguardar pelas novidades do Codebits 2009.




josedasilva @ 11:33

Qua, 12/11/08

O Paulo Querido, que há-de ter as suas fontes e razões para pensar e acreditar ao anunciar o dia do juízo final para a blogoesfera em "O fim da blogosfera" , deixem-me discordar.

 

Não consigo imaginar o Twitter ou outros meios que apareceram com o conceito de Micro-Blogging serem uma alternativa aos blogs como hoje os conhecemos.

 

Pessoalmente compreendo que a facilidade de escrita num meio como o Twitter, em que os textos são mais curtos e espontâneos, o torne um dos meios mais usados, no entanto o propósito do Twitter não passa por substituir os blogs como hoje os conhecemos, nem poderia.

 

Um blogs é composto por textos ordenados cronológicamente, textos esses que têm por tendência serem mais elaborados, normalmente, do que os elaborados em sistemas de microblogging.

 

Portanto, se eu fosse o oráculo, coisa que não sou, nem de perto nem de longe, arriscaria a dizer o que todos já sabem, a blogoesfera está a mudar é certo, com a inclusão de novas ferramentas de "social media" todos os dias, os blogs estão-se a adaptar, e possívelmente a blogoesfera ganhará muito mais com isso, uma vez que escrever num blog exige mais do autor do que colocar um número reduzido de caracteres no Twitter ou outro.

 

Eu diria, a blogoesfera está a evoluir, e não a acabar. Desculpem mas não compro a ideia do dia do juízo final.

 




josedasilva @ 09:13

Dom, 26/10/08

Depois de muitas alterações contextuais, nas últimas semanas, dei por mim a pensar no que, se tivesse oportunidade para isso, mudaria nas minhas rotinas, projectos ou opções que tomei nos últimos anos.

 

 

1. Horário / Local de Trabalho

 

Toda a gente que me conhece sabe que sou o tipo de pessoa que se dedica a 110% aos projectos que abraça a nível profissional.

 

No entanto, existe um aspecto que me chateia profundamente, que é ter obrigatoriedade de me deslocar ao escritório todos os dias. Deixa-me realmente desgastado, veria com muito bom olhos a opção de  trabalhar 2 a 3 vezes por semana em casa, leia-se, em local que não o escritório, em vez de me deslocar todos os dias para o escritório.

 

Tenho a certeza que iria melhorar a minha qualidade de vida em 300% e a minha produtividade também, as 2 horas que perco diariamente em deslocações poderiam ser transformadas em produtividade.

 

2. Redesenhar a minha casa (o conceito)

 

Adoro viver na área onde vivo, no entanto, quando se tratou de decorar a casa, fizemos o que sabíamos, e mesmo sendo um sonho meu, um dia viver num daqueles apartamentos como se vêm nos filmes americanos, em que a casa é um completo open-space, até que o dia chegue, tenho de me sentir confortável.

 

Gosto da minha casa, no entanto o caminho decorativo que tomámos, incrementalmente, tornou-se num espaço utilitário tradicional, que muitas vezes por ser tão tradicional, choca com a minha personalidade, e talvez me corte a criatividade e a comodidade.

 

Gostaria de pegar numa quantia suficiente de euros e redesenhar o interior da minha habitação.

 

3. Melhorar a minha qualidade de vida

 

O meu conceito de qualidade de vida está directamente ligado ao tempo em que dispomos para satisfazer os nossos prazeres pessoais, como é o exemplo de, estar com a família, com os amigos, executar tarefas que nos façam felizes.

 

Infelizmente nos últimos tempos, a tarefa que mais faço é remar para que o barco que abracei, leia-se projecto, chegue a bom porto.

 

Em suma

 

As minhas opções para mudança imediatas, seriam:

 

1. Mudar os hábitos de trabalho, para uma maior flexibilidade do local de trabalho

2. Redecorada a minha habitação

3. Dispor de mais tempo para as minhas actividades, extra-laborais

 

Desafio os seguintes felizardos a confessarem os seus "Life Changing Meme's":

 

  1. Celso Pinto
  2. Sara Santos
  3. Bruno Lucas

 

É agora a vossa responsabilidade de transportar a corrente.

 

 

 




josedasilva @ 23:09

Ter, 21/10/08

Todos os que trabalham na internet, se deparam com o desafio de serem cada dia mais difícil, quantas vezes não deu por uma porção do dia passar por si, e pensar, onde foi este tempo, o que fiz neste tempo ?

 

Um dos perigos de trabalhar ligado à internet é o número ilimitado de distracções que se apresentam ao utilizador. No meu caso pessoal senti necessidade de adaptar algumas regras, que um dia li, nalgum sítio, à minha realidade.

 

Foto cortesia de Sara Santos

 


Dica 1 : Criar um horário rígido para leitura do email

A consulta de existência de email, e leitura do mesmo, pode ser um factor de alteração de tarefa, e perda de produtividade, para esta tarefa deverá definir um horário fixo para a sua consulta, e resposta imediata aos emails, efectuando uma limpeza da inbox. No meu caso defini 3 alturas do dia para efectuar esta limpeza: quando chego ao escritório de manhã, antes de sair para almoço e no final do dia antes de abandonar o escritório.

 

Dica 2: Definir estado de mecanismos de "Instant Messaging" como ocupados

Se necessita de ter os mecanismos de IM ligados durante o dia, faça questão de os manter com estado Ocupado, de forma a que os seus contactos não o distraiam com assunto que não sejam muito urgentes.

 

Dica 3: Criar lista de "A Fazer" (TODO) para o dia

Defina a lista de objectivos/tarefas a realizar no dia de trabalho, eu pessoalmente gosto de efectuar esta lista no final do dia anterior, permite-me chegar ao escritório e dispor da lista de tarefas a fazer já desenvolvida. No final de cada dia, observo a lista e verifico se a lista foi concluída, ou existe necessidade de prioritizar tarefas para os dias seguintes.

 

Dica Oferta: Agende as reuniões numa das extremidades do dia

Note que o seu dia é composto por dois blocos distintos, a manhã e a tarde, procure agendar as reuniões para uma das extremidades de um dos blocos, inicio/fim da manha, ou inicio/fim da tarde. Ao efectuar este tipo de planeamento evita cortar tarefas ao meio, e perder a linha de raciocínio a meio, a troca de tarefas é um dos maiores causadores de perda de produtividade.

 

Já utilizas algum destes truqes ? Ou outros para garantires a perda mínima de produtividade ?



Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO