josedasilva @ 15:40

Sex, 27/05/05

Como é universalmente sabido é muito complicado resgatar clientes a empresas competitoras, no entanto não deixa de ser muito complicado manter o cliente satizfeito e fiel ao nosso serviço. Existem técnicas de fidelização a seguir para mantermos os nossos clientes satizfeitos.

Idealmente desejamos que o nosso cliente fale com outros indivíduos, preferencialmente clientes de empresas competidoras sobre as vantagens de comprar bens ou serviços na nossa empresa, isto pode ser mais facilmente atingível se mantivermos o nosso cliente muito satizfeito. Suficientemente satizfeito já não basta, devido á ferosidade do mercado.

Algumas das técnicas que podem ser usadas para fidelizar o cliente são:

Carta de Agradecimento: Após uma compra do cliente na sua loja, o envio de uma carta de agradecimento é uma óptima maneira de mostrar ao cliente que a não foi apenas mais um.

Feliz Aniversário: Uma simples carta de Feliz Aniversário, como “Passou um ano desde que abriu a sua conta de cliente na nossa loja. Só lhe quero deseja Feliz Aniversário e obrigado mais uma vez. Estamos ansiosos por trabalhar consigo muitos mais anos.”

Cartão de Aniversário: Enviado com alguma antecedência e a desejar ao cliente um feliz aniversário e opcionalmente a oferecer um desconto na loja no dia do aniversário.

E já imaginou por quantas mãos passa uma carta que você envia ?

Pela mão do funcionário dos ctt onde a envia.
Pela mão do funcionário na sede local dos ctt que separa a correspondência.
Pela mão do funcionário na sede nacional que separa a correspondência por zonas.
Pela mão do carteiro que a entrega.

No minimo pela mão de 4 pessoas, já imaginou que em cada carta tem 4 possíveis clientes, só até chegar ao destino? O ideal é começar a incluir o seu logotipo a cores e o seu endereço de website nos dados do remetente. Se possivel em toda a correspondência adicione um seu cartão de visita. Em cada carta 4 novos possíveis clientes, em 10 cartas são 40.

A divulgação de uma marca é um dos pontos mais importantes de uma venda, se a sua marca for reconhecida o processo de convencer o cliente a comprar é muito mais rápido.

Sempre que falar com alguém, que conheça ou não, sobre o que faz e onde faz, distribua 2 ou 3 cartões de visita, porquê 2 ou 3 e não 1 ? Pela simples razão de que se essa pessoa conversar com alguém que necessite dos seus serviços/produto pode distribuir o seu cartão.

Destes contactos enunciados em cima, resultam clientes e deles negócio, estipule á partida uma percentagem deste valor efectuado nos negócios para investir em publicidade, assim evita que a torneira se feche.

Existem muitas outras formas no entanto estas parecem-me as mlehores no que toca a fidelização, deverá ser enviado periodicamente newsletters com produtos ou serviços, assim como notas das vantagens de usar a sua companhia.

Este artigo resultou da união de outros dois já publicados anteriormente, esta união deveu-se ao interesse do portal TI mastershelp.org na sua publicação.

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