josedasilva @ 23:09

Sex, 12/05/06

O Google, Yahoo , Altavista e tantos outros têm vindo nos últimos anos a tentar proteger os seu editores e anunciantes do grande problema de cliques fraudulentos nos anúncios pagos.

Esta "fraude" pode vir em diversas formas, desde visitantes que decidem clicar no link do concorrente de modo a exceder mais rapidamente o orçamento diário e este deixar de ser exibido, já para não falar no prejuizo do concorrente, a motores que fazem esse trabalho por eles mesmos, nos motores podemos ter um único motor, ou um grupo distinto de motores espalhados pelo mundo.

O resultado é "Prejuízo", para o motor de pesquisa e para o anunciante.

Algumas das formas encontradas por estes mecanismos foram, muitas vezes usadas em conjunto:

* Filtrar o número de cliques permitidos por IP / Visitante , permitindo apenas 1 ou um número infimo de clicks.

* Não contabilizar um clique que vem de um visitante se este nao aceitar cookies, tentaram desta forma resolver o problema dos "robots" , que não aceitando cookies eram ignorados, no entanto isto esbarrou na recente politica anti-cookie , por motivos de privacidade de alguns browsers e pessoas, não sendo assim fiável.

* Ter em conta o cabeçalho enviado pelo browser indicando a sua identificaçã, USER AGENT, no entanto os "robots", muitos deles, possuem de mecanismos de multi USER AGENT, iludindo assim a validação.

* Geo-Referência: Ignorar cliques tendo em conta a posição no globo do visitante, como para alguns negócios a localização do indivíduo é importante, tendem-se a bloquear, ignorar, pontos do globo, não é necessário dizer que este tipo de técnica aplica-se em muitos poucos casos.

Existem algumas técnicas com algum grau de eficácia no que concerne ao problema do click fraudulento, no entanto ainda nenhum dos grandes motores conseguiu encontrar a fórmula que lhes poderá render milhões, até lá, vão jogando com os meios que dispõem.


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