josedasilva @ 18:41

Seg, 03/07/06

Um aspecto super importante que aprendi, nos últimos anos, foi que as reuniões raramente se demonstram úteis, 99% das ocasiões um telefonema ou troca de emails revela-se de maior utilidade do que uma reunião e com certeza muito menos dispendiosos.
A maioria dos casos uma reunião tem um custo temporal enorme, que contabilizado no final, apenas 10/20% do tempo foi realmente produtivo, quer por má preparação da reunião quer pela falta de elementos concretos para discussão.

Defendo claramente que a execução de qualquer tipo de reunião apenas em casos extremos, de utilidade comprovada e raramente com duração superior a 30 minutos.

Vejamos o custo de uma reunião de 1 hora.

Imagine-se uma reunião com 3 elementos intervenientes com uma duração de uma hora, assuma-se um valor por hora de 75 Euros por cada um dos intervenientes.

3 * 75 Euro = 225 euros

O custo da reunião será cerca de 225 euros, se a esse valor adicionarmos despesas de deslocação para elementos intervenientes externos, vemos facilmente que talvez a reunião pudesse ser substituida por outro meio de comunicação, email, telefone ou mesmo fax.

Existem realmente casos em que uma reunião é inevitável, mas são raros os casos em que a reunião se torna num elemento produtivo do projecto, nos casos em que a reunião é inevitável deve ser efectuada no inicio do dia de trabalho ou no final, porque se vamos corrtar a meio o dia de trabalho, dividimos um dia de trabalho completo em dois ou mais pedaços de trabalho altamente improdutivos.

É a minha opinião e filosofia, alguém tem uma diferente?


Jose Silva @ 09:26

Ter, 04/07/06

 

Primeiro, o valor foi um valor exemplo, no entanto, deixo aqui uma pequena explicação:

As empresa têm um valor por empregado por hora, em que se o empregado não está a trabalhar, não está a produzir, logo não gera riqueza, olha que 75 euros por hora, para o valor por hora que é pago ao empregado, mais o valor que a empresa é penalizada por o empregado não estar a gerar riqueza não é nada exagerado.

Imagina que o empregado ganha 7.5 euros por hora, está a desenvolver um projecto de 20 horas que vai gerar á empresa cerca de 2000 euros = 100 euros por hora, no final tens a módica quantia de 107.50 euros perdidos numa reunião.

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
14
15

16
19
20
22

23
25
29

30
31


Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO