Como é universalmente sabido é muito complicado resgatar clientes a empresas competitoras, no entanto não deixa de ser muito complicado manter o cliente satizfeito e fiel ao nosso serviço, existem técnicas de fidelização a seguir no caso de querermos manter os nossos clientes satizfeitos.
Idealmente desejamos que o nosso cliente fale com outros indivíduos, preferencialmente clientes de empresas competidoras sobre as vantagens de comprar bens ou serviços na nossa empresa, isto pode ser mais facilmente atingível se mantivermos o nosso cliente muito satizfeito, suficientemente satizfeito já não basta, devido á ferosidade do mercado.
Algumas das técnicas que podem ser usadas para fidelizar o cliente são:
Carta de Agradecimento: Após uma compra do cliente na sua loja, o envio de uma carta de agradecimento é uma óptima maneira de mostrar ao cliente que a não foi apenas mais um.
Feliz Aniversário: Uma simples carta de Feliz Aniversário, como "Passou um ano desde que abriu a sua conta de cliente na nossa loja. Só lhe quero deseja Feliz Aniversário e obrigado mais uma vez. Estamos ansiosos por trabalhar consigo muitos mais anos."
Cartão de Aniversário: Enviado com alguma antecedência e a desejar ao cliente um feliz aniversário e opcionalmente a oferecer um desconto na loja no dia do aniversário.
Existem muitas outras formas no entanto estas parecem-me as mlehores no que toca a fidelização, deverá ser enviado periodicamente newsletters com produtos ou serviços, assim como notas das vantagens de usar a sua companhia.