josedasilva @ 23:09

Ter, 21/10/08

Todos os que trabalham na internet, se deparam com o desafio de serem cada dia mais difícil, quantas vezes não deu por uma porção do dia passar por si, e pensar, onde foi este tempo, o que fiz neste tempo ?

 

Um dos perigos de trabalhar ligado à internet é o número ilimitado de distracções que se apresentam ao utilizador. No meu caso pessoal senti necessidade de adaptar algumas regras, que um dia li, nalgum sítio, à minha realidade.

 

Foto cortesia de Sara Santos

 


Dica 1 : Criar um horário rígido para leitura do email

A consulta de existência de email, e leitura do mesmo, pode ser um factor de alteração de tarefa, e perda de produtividade, para esta tarefa deverá definir um horário fixo para a sua consulta, e resposta imediata aos emails, efectuando uma limpeza da inbox. No meu caso defini 3 alturas do dia para efectuar esta limpeza: quando chego ao escritório de manhã, antes de sair para almoço e no final do dia antes de abandonar o escritório.

 

Dica 2: Definir estado de mecanismos de "Instant Messaging" como ocupados

Se necessita de ter os mecanismos de IM ligados durante o dia, faça questão de os manter com estado Ocupado, de forma a que os seus contactos não o distraiam com assunto que não sejam muito urgentes.

 

Dica 3: Criar lista de "A Fazer" (TODO) para o dia

Defina a lista de objectivos/tarefas a realizar no dia de trabalho, eu pessoalmente gosto de efectuar esta lista no final do dia anterior, permite-me chegar ao escritório e dispor da lista de tarefas a fazer já desenvolvida. No final de cada dia, observo a lista e verifico se a lista foi concluída, ou existe necessidade de prioritizar tarefas para os dias seguintes.

 

Dica Oferta: Agende as reuniões numa das extremidades do dia

Note que o seu dia é composto por dois blocos distintos, a manhã e a tarde, procure agendar as reuniões para uma das extremidades de um dos blocos, inicio/fim da manha, ou inicio/fim da tarde. Ao efectuar este tipo de planeamento evita cortar tarefas ao meio, e perder a linha de raciocínio a meio, a troca de tarefas é um dos maiores causadores de perda de produtividade.

 

Já utilizas algum destes truqes ? Ou outros para garantires a perda mínima de produtividade ?



De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Blog pessoal de José Silva. Sou programador informático, nos últimos anos dedicado quase exclusivamente ao PHP.
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15

19
20
22
23
24
25

27
28
29
30
31


Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO